Como construir uma parceria de desenvolvimento de software verdadeira e bem-sucedida

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A parceria de desenvolvimento de software ou terceirização de equipe (alocação de recursos) tem como objetivo cortar custos e aprimorar a qualidade de um projeto. Profissionais de ponta como analistas de projeto, designers, desenvolvedores, engenheiros e arquitetos com densidade de talento podem ser contratados para potencializar o foco em projetos para entregar suas aplicações de forma saudável e funcional.

[adrotate banner=”4″]

Este artigo é muito útil para você que está considerando criar uma parceria com uma empresa que desenvolve produtos digitais. Você quer entrar em uma parceria de desenvolvimento de software em que ambas as partes estão 100% envolvidas? Ou então você tenha adotado esse tipo de relacionamento, mas não está satisfeito?

Aqui neste artigo, vamos encontrar tópicos para melhorar a cooperação da sua empresa com um parceiro de desenvolvimento de software.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_bottom:20″][vc_column][vc_column_text]

Por que buscar uma parceria de desenvolvimento de software?

Muitas empresas tendem a terceirizar o trabalho de desenvolvimento de software para um parceiro por várias necessidades e razões. Veja algumas delas:

  • 1. Dificuldade em encontrar profissionais qualificados

As empresas precisam encontrar e contratar equipes de desenvolvimento de software com profissionais experientes para executarem seus projetos. Porém, o mercado de tecnologia está extremamente aquecido em busca desses profissionais. Portanto, é cada vez mais difícil encontrar esses profissionais qualificados. Uma parceira de software pode te proporcionar esses profissionais sem tanta dor de cabeça.

  • 2.  Tempo de desenvolvimento

Os modelos de negócios estão mudando rapidamente. Por isso, é preciso agilidade no desenvolvimento de produtos inovadores. Contratar um parceiro confiável para desenvolvimento de software vai acelerar muito o tempo de lançamento de um produto.

  • 3. Suporte ao time de desenvolvimento interno

A alocação do desenvolvimento de software é procurada também para dar suporte ao time de desenvolvimento interno. Isso porque, muitas vezes, uma empresa já tem uma equipe interna que já está atolada de atividades internas. Por isso, contar com um parceiro de desenvolvimento poder agilizar e cooperar com esses projetos.

  • 4. Organização no setor interno

Em alguns casos, as empresas já até tem uma equipe interna com boa performance. Entretanto, a falta de organização no setor faz com que muitas demandas não consigam ser entregues. Dessa forma, através da parceria de desenvolvimento de software, você consegue recorrer a um gerente de projetos e facilitar os processos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_bottom:20″][vc_column][vc_column_text]

Transparência e dedicação

A empresa responsável por alocar os profissionais e a empresa contratante do serviço devem se unir para obter o melhor resultado possível com a parceria de desenvolvimento de software. Somente um relacionamento próximo e transparente garante que altos padrões sejam atendidos e soluções inovadoras para o ambiente atual sejam criadas de forma ágil e com qualidade.

Saiba mais sobre as 3 áreas fundamentais que impulsionam relacionamentos de negócios bem-sucedidos para alcançar objetivos mútuos, compartilhar uma visão e se comunicar com clareza.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_bottom:20″][vc_column][vc_column_text]

3 áreas para nutrir em uma parceria de desenvolvimento de software

Ao contratar uma empresa para a parceria de desenvolvimento de software, busque uma equipe habilidosa e experiente que trabalhará em um código junto com seus desenvolvedores (ou de forma paralela). Isso melhora a qualidade de um produto e constrói boas relações comerciais. Ou seja, integração e colaboração para resolver problemas, encontrar soluções e descobrir possibilidades é o que compõe uma parceria de sucesso.

Aqui na Luby, oferecemos alocação de recursos e construímos parcerias de desenvolvimento de software de longo prazo com nossos clientes. Trabalhamos com alguns deles há vários anos. Graças a essa cooperação estreita, agora, nos especializamos em oferecer aos clientes nossa experiência e ajuda, entendendo totalmente suas visões, necessidades e objetivos, criando softwares feitos sob medida para eles e seus futuros usuários.

1. Comunicação

Listamos algumas dicas baseadas em nossa experiência em cooperação com centenas de clientes nos últimos 19 anos. Nossos insights se concentram principalmente do lado comercial e de projetos para uma boa parceria.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_top:20;padding_bottom:20″][vc_column][tm_heading custom_google_font=”” text_color=”primary” font_size=”lg:20″][/tm_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_bottom:20″][vc_column][tm_blockquote text=”Você nunca está muito ocupado para dizer o que precisa – não existe desculpas para uma má comunicação quando envolve o desenvolvimento de um produto.”][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_bottom:20″][vc_column][vc_column_text]Graças à parceria de desenvolvimento de software, a equipe pode se beneficiar de muitas maneiras, obtendo uma nova perspectiva sobre um projeto ou descobrindo outras ações e sugestões para aumentar a qualidade e o fluxo de desenvolvimento. No entanto, esses benefícios podem ser ineficientes em uma situação em que os parceiros não comunicam o que esperam um do outro.

Uma comunicação aberta e transparente é essencial quando se trata de parceria entre um cliente e uma empresa de desenvolvimento de software.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_bottom:20″][vc_column][vc_column_text]

O que deve ser declarado de forma transparente e clara?

Certamente, as responsabilidades da equipe da empresa de software em responder aos requisitos e objetivos do cliente são as mensagens principais. Esses arranjos podem ser divididos em seções menores de informações e declarados em muitas reuniões e videochamadas mais curtas.

O desafio é criar um entendimento perfeito de cada etapa do ponto de vista tecnológico, lógico e comercial. Todos em uma organização são responsáveis ​​pela eficácia da comunicação e pela forma como nossos pensamentos são expressos.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_bottom:20″][vc_column][vc_column_text]

Dicas rápidas sobre comunicação em uma parceria de desenvolvimento de software

A introdução é a chave: você tem que saber com quem está falando! Sua equipe de desenvolvimento deve conhecer os principais interessados no projeto. Isso ajudará a resolver muitos problemas complexos durante o processo de trocas sobre o desenvolvimento do software. Bem como facilitará a escolha do tom ideal para se comunicar.

O tom diferente e as necessidades do seu público devem ser tratados com respeito em todas as formas de comunicação. Pode ser que alguns parceiros queiram um relatório ou documentação sobre um determinado assunto, enquanto outros ficarão satisfeitos com uma rápida apresentação.

Minha recomendação é que, logo no início do projeto, os parceiros e seus representantes se reúnam (de forma remota ou não) para discutir o desenvolvimento. Com isso, os membros da equipe se sentirão mais à vontade com o PO (Product Owner) ou outro representante do cliente.

“A nossa comunicação é melhor quando falamos com a Luiza, que é uma desenvolvedora disposta a ajudar, não com o Cléber, que não atingiu nossas expectativas de comunicação nessas duas primeiras Sprints.”

Essa é uma situação hipotética de uma troca que precisa existir! É de responsabilidade das duas partes envolvidas assegurar a entrega e a qualidade das necessidades acordadas. Manter o fluxo de comunicação fluindo de forma saudável geralmente é o papel do Gerente de Projetos (responsável por definir as entregas). Entretanto, é necessário que exista sensibilidade das duas partes para que o trabalho aconteça da melhor forma possível.

Agilidade na comunicação

Para ter agilidade na comunicação, é preciso que a troca aconteça de ambos os lados. É importante manter uma comunicação consistente. Cada pergunta deve receber uma resposta o mais rápido possível. Muitas vezes, até um feedback curto é suficiente, como “Obrigado pela mensagem, amanhã pela manhã vou analisar os impactos”, desde que (é claro) você honre sua mensagem.

Você também deve ter uma política de comunicação em que garanta que cada uma das pessoas envolvidas tenham condições de transmitir mensagens verdadeiras, confiáveis e que sejam oportunas para o seu produto final.

2. Confiança

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_top:20;padding_bottom:20″][vc_column][tm_heading custom_google_font=”” text_color=”primary” font_size=”lg:20″][/tm_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_bottom:20″][vc_column][vc_column_text]

A terceirização é perfeita se for construída com base na confiança.

Inicialmente, reserve um tempo para conhecer os membros da equipe. Conheça nomes, rostos e os trate como o parceiro que você espera que ele seja. Peça-lhes para dividir todo o projeto em certos marcos para que você tenha total visibilidade sobre o andamento e a integridade do produto e não haja nenhuma surpresa negativa durante a sua entrega.

Ao tratar seu provedor de terceirização como um parceiro, você cultivará uma relação de respeito mútuo que incentiva a equipe externa a trazer o seu melhor trabalho para ajudar sua empresa. Seu parceiro de tecnologia deve ter experiências e capacidades únicas que podem torná-los um ativo significativo para sua empresa, além de apenas concluir as tarefas necessárias.

Se apropriado, você pode convidar seu parceiro para contribuir com as decisões de negócios. Para estabelecer confiança, dê a eles espaço para trabalhar sem supervisão excessiva de sua equipe. Aceite que seu parceiro técnico passe a não resolver um problema exatamente da mesma forma que você faria. No entanto, certifique-se de que eles podem trazer uma solução para a mesa que excede suas expectativas! A confiança permitirá que ambas as partes trabalhem livre e colaborativamente como parceiros de verdade.

Quando se trata de confiança na parceria de desenvolvimento de software, é extremamente importante:

Ser transparente: nenhum dos lados deve ocultar informações relevantes. Ambos devem se concentrar em construir e manter a confiança mútua. Quando a parceria não sai como esperado, grandes parceiros tentam resolver os problemas juntos. Evite procurar alguém para culpar ou dar avisos irracionais para interromper a cooperação. O fato é que muitos problemas podem ser resolvidos sem maiores desconfortos nos estágios iniciais. A transparência evita muitas situações frustrantes.

Ambos os lados devem acreditar no profissionalismo um do outro. Ao decidir cooperar, o cliente deve saber os preços do parceiro de desenvolvimento de software e ser informado sobre qualquer possível desvio no preço final em relação às estimativas originais. Uma vez que o cliente concorda com os preços e condições, ele não deve assumir mais tarde que a estimativa foi exagerada. Essas suspeitas podem afetar significativamente a confiança entre os parceiros e prejudicar o sucesso de toda operação entre eles. Graças à abertura em questões financeiras, em caso de dúvidas, ambas as partes podem discuti-las sem preocupações.

Ninguém corrompe a realidade: as equipes de desenvolvimento profissionais não tentam apresentar uma demonstração incremental para torná-la pronta (sabendo que o resultado está longe do esperado). No momento em que você mostrar o resultado do seu trabalho, compartilhe o que você conseguiu fazer.

Ninguém deve tem medo de admitir que não sabe de algo: não evite responder a perguntas difíceis. Oriente a equipe para que tenha coragem de admitir erros ou desconhecimento, esteja pronto para discuti-los para encontrar uma solução, não um bode expiatório.

3. Objetivo, visão e sucesso da parceria

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_top:20;padding_bottom:20″][vc_column][tm_heading custom_google_font=”” text_color=”primary” font_size=”lg:20″][/tm_heading][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_top:20;padding_bottom:20″][vc_column][vc_column_text]

Seja claro sobre seus objetivos comuns para construir a melhor estratégia e alcançar o sucesso juntos.

Todos- tanto a empresa de desenvolvimento de software quanto o parceiro que precisa do software- formam uma equipe colaborativa. Ambas as partes devem conhecer e compreender o objetivo e a visão do produto e se esforçar para alcançá-los.

Essa unanimidade é uma motivação muito forte para alcançar o sucesso mútuo. A outra parte não deve ser tratada como estranha, mas como colaboradora (cliente e fornecedor) para o ganho comum. Isso é facilitado pela realização de reuniões regulares, por exemplo, demonstrações, planejamento e retrospectivas.

Objetivos de longo prazo

Os objetivos mostram e priorizam o direcionamento de uma parceria. Juntos, um parceiro e uma fábrica de software definem: porque cooperam, qual é o seu objetivo comum e quando chegarão lá. As visões devem ser consistentes, inovadoras e prever um impacto real.

Muitas parcerias duradouras que identificaram e desenvolveram objetivos comuns encontraram maneiras de servir uns aos outros e, ao mesmo tempo, estar mais perto de cumprir missões individuais. Pode funcionar perfeitamente, embora os objetivos de longo prazo sejam diferentes. Bons parceiros sempre encontrarão uma forma de se aproximarem no caminho dos negócios e do desenvolvimento para vencer no mercado.

Visão compartilhada

Visões são as condições finais esperadas para o futuro que as empresas se empenham em alcançar. Definindo, assim, onde planejam estar em um determinado tempo.

Diz-se que visões compartilhadas são mais lucrativas em um sentido mais amplo do que objetivos compartilhados no longo prazo. Sabe por quê? Isso é dito porque as visões compartilhadas facilitam a cooperação quando estão mais próximas à mentalidade, às políticas e às crenças.

Imagine que sua empresa se preocupa em ser ambientalmente responsável e ecologicamente correta. Se seu parceiro também tem essa “mentalidade verde”, o entusiasmo para trabalhar juntos será ainda maior.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row lg_spacing=”padding_bottom:20”][vc_column][vc_column_text]

Criando uma parceria com fábrica de software

Para a parceria ser de qualidade, aqui na Luby acreditamos que é preciso ter uma comunicação aberta e constante para construir confiança. Dessa forma, todos os lados da parceria de desenvolvimento de software vão zelar por seus interesses em conjunto.

Se você tiver alguma dúvida sobre uma parceria de desenvolvimento de software ou se estiver procurando por um parceiro sólido, transparente e que se preocupe com a construção de seu produtos, nós estamos aqui!

Fique a vontade para falar com a gente e ver como podemos te ajudar, temos um formulário com algumas perguntas simples que vai nos ajudar a ter uma primeira conversa muito boa, basta acessar luby.com.br/contato.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

[adrotate banner=”5″]

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Últimos posts

Fique por dentro das últimas novidades do mundo da tecnologia com os conteúdos do nosso blog!

Acelere a Transformação Digital da sua Empresa

Basta preencher este formulário ou ligar para +55 11 3055 3404

Fale conosco​

Technology Intelligence

Luby - Latin America

Rua Amália de Noronha, nº 151, 3º Andar, Sala 303
Pinheiros, São Paulo – SP – Brasil
CEP: 05410-010

Luby - North America

1110 Brickell Avenue
Suite 310
Miami – FL
United States

Copyright ©2023 Luby Software LLC. All rights reserved.

Rolar para cima