Configurando um servidor Linux Ubuntu – Básico 1 AWS

Imagem mostra tecnologia da Linux
Infraestrutura

Configurando um servidor Linux Ubuntu – Básico 1 AWS

Servidor Linux: básico 1 – Configuração EC2 (Amazon)

Para uma configuração simples e básica do Servidor Linux, temos somente algumas dependências para tratar e claro, que para uma evolutiva ou um projeto com mais módulos teríamos um aprofundamento maior.

O exemplo que será evoluído no artigo refere-se a uma instância EC2 da Amazon. O objetivo é garantir um servidor Linux para hospedagem de um sistema em PHP (laravel) e banco de dados MySQL. Os primeiros comandos a serem executados após conectar no servidor são:

[email protected]:~$ sudo su

[email protected]:/home/ubuntu# apt-get update

Após atualizados os pacotes (independente da versão) evoluiremos com a instalação das dependências. Primeira instalação é referente ao Apache. Veja:

apt-get install apache2
systemctl start apache2.service

Evoluindo, temos as instalações do MySQL e na sequência do PHP sudo apt-get install mysql-server. Após esse passo teremos que definir a senha do usuário ROOT e confirmá-la na sequência.

Imagem mostra código de programação

E qual a próxima etapa?

Avançando temos na próxima etapa a instalação do PHP

apt-get install php

Particularidades do EC2 do AWS

Cada Servidor tem sua particularidade para a Amazon não é diferente, devemos destacar primeiro o arquivo PEM (PEM é um arquivo de certificado codificado em Base64 usado para autenticar um site seguro), no caso da Amazon se faz necessário gerar esse arquivo para conectar ao servidor e o mesmo deverá ter a permissão 0400 para permitir o acesso.

Outra particularidade que deve ser destacada é referente ao firewall que por padrão bloqueia tudo exceto a porta 22 (utilizada para o SSH), o firewall nesse caso vem com a nomenclatura Security Group e se faz necessário desbloquear as portas que serão utilizadas, entre elas a porta 80 (para visualizar no navegador).

Nos próximos artigos evoluiremos as configurações do EC2, tratativa de erros e logs.

Fica de olho na Luby!

Leave your thought here

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Categorias